Vinhos e Afins -3 de outubro de 2011

Concurso do Espumante



Depois de anunciar a representatividade da Safra 2011 durante a 19ª Avaliação Nacional de Vinhos a Associação Brasileira de Enologia (ABE) se prepara para mais um de seus grandes eventos. É o 7º Concurso do Espumante Brasileiro, que será realizado de 25 a 27 de outubro, em Garibaldi, integrando a programação da Fenachamp 2011. As vinícolas precisam se apressar, pois o período para as inscrições encerra na próxima quarta, dia 5.
O evento tem o importante papel de comprovar e promover a qualidade do espumante brasileiro reconhecida internacionalmente. Na edição anterior, 205 amostras foram inscritas por 66 vinícolas de cinco estados brasileiros, número recorde e que demonstra a vocação do Brasil na elaboração do produto.
Os espumantes serão analisados por um painel de degustadores formados por enólogos, jornalistas e especialistas indicados pela ABE. As degustações serão realizadas na Câmara de Indústria e Comércio de Garibaldi, sendo que serão premiados os melhores espumantes por categoria, respeitando o limite de 30% dos inscritos, conforme estabelecido pelas normas internacionais.
Cada vinícola deverá entregar seis garrafas por amostra. Somente serão aceitos espumantes naturais provenientes de uvas vitis viníferas, obtidos a partir de diferentes métodos e que já estejam sendo comercializados. Os espumantes serão avaliados em duas categorias. A de Espumante de Segunda Fermentação (Charmat/Tradicional) e a de Espumante de Primeira Fermentação (Moscatel).

Nenhum comentário:

Postar um comentário