Vinhos e Afins - 10 de outubro de 2011

Dom Cândido 80 Anos já pode ser degustado
Traduzir o valor que uma pessoa representa em um vinho não é tarefa fácil.
Este foi o desafio da Dom Cândido Vinhos Finos ao lançar o vinho 'Dom Cândido 80 Anos', em homenagem ao patriarca Cândido Valduga. Com toda exclusividade que um produto como este exige, o enólogo Daniel de Paris foi buscar no perfeito equilíbrio entre as variedades Tannat, Marselan e Merlot, a expressão de uma vida inteira dedicada à uva e ao vinho, sabor que pode ser degustado por poucos diante da limitada produção de apenas 3 mil garrafas.
O lançamento do vinho ocorreu em família, durante a festa de aniversário dos 80 anos de Cândido Valduga realizada na própria vinícola no dia 4 de outubro. Honesto, como seu próprio homenageado, o vinho é um assemblage de castas personalizado com cortes de safras diferentes, por isso não é safrado. A escolha das variedades levou em consideração o nível de qualidade de cada vinho, característica essencial para se chegar a um produto único, exclusivo e diferenciado, a altura de uma homenagem como esta.
As uvas que originaram o vinho foram cultivadas em vinhedos localizados no Vale dos Vinhedos e no município vizinho de Veranópolis, com colheita em março e controle de produção de 7 mil quilos por hectare. O corte permaneceu por sete meses em processo de amadurecimento em barricas de carvalho francês e americano. O envelhecimento é na garrafa.

-----

Miolo conquista novos importadores no Canadá
A Miolo Wine Group conquistou de vez os consumidores de vinho do Canadá, um dos mercados mais promissores em potencial de crescimento no mundo. Além de um novo cliente na província de Nova Scotia, no mês de setembro a empresa enviou 5.136 garrafas para outro novo importador na cidade de Calgary, no estado de Alberta. Somente neste ano a Miolo já exportou quase 17 mil garrafas para o país, 140% a mais do que em todo o ano passado.
Um Master Class organizado pelo projeto Wines of Brazil na capital canadense, Toronto, em setembro, impulsionou o último negócio fechado pela empresa gaúcha, com sede em Bento Gonçalves (RS). “A apresentação sobre o Brasil, as regiões produtoras e suas vinícolas foi muito proveitosa, pois destinou-se a conceituados jornalistas e críticos de vinhos do Canadá. Diversos restaurantes estão solicitando os produtos devido a repercussão positiva do evento”, afirma o gerente de exportações da Miolo, Fabiano Maciel.
 O número de importadores passou de dois para quatro no período, sendo que três são monopólios governamentais. Já estão disponíveis em Calgary rótulos como o Miolo Merlot Terroir, Miolo Brut Millesime (safras 2009), vinhos da linha Reserva e Seleção. A expectativa é de que mais 9.000 garrafas sejam embarcadas ainda este ano.

-----

Vinícola Garibaldi lança espumante rosé na Fenachamp
A Cooperativa Vinícola Garibaldi, que completou 80 anos neste ano, deu a largada na sua participação na Fenachamp em clima de otimismo. Foi lançado na abertura do evento o espumante Garibaldi Primícias Brut Rosé, que está debutando no evento. “O lançamento foi um sucesso”, destaca o coordenador de marketing da Garibaldi, Maiquel Vignatti. “É estratégico estrear em uma feira dedicada exclusivamente aos espumantes”, destaca.
O Primícias Brut Rosé é elaborado com uvas das variedades Cabernet Sauvignon e Merlot, garantindo assim a identidade do produto, que virou ícone em baladas pelo Brasil. Elaborado pelo processo charmat, apresenta uma coloração vibrante com tons vermelhos e nuances rosadas (a cor do pecado). “Seu perlage forma borbulhas finas e intensas. O aroma é frutado, lembrando framboesa, morango e mirtilo, com um delicado toque cítrico. Na boca, apresenta frescor e cremosidade”, afirma o enólogo da Garibaldi, Gabriel Carissimi. “É ideal para um happy hour, podendo ser apreciado em coquetéis, festas de casamento e comemorações em geral”, recomenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário