Ferro e Mais Ferro - 13 de outubro

Casas no Litoral
Jorge Loeffler*

Infelizmente volto a esse assunto.
O patrimônio daqueles que teimam em ter um imóvel em nosso litoral ou mesmo nele residir, somos  diuturnamente visitados pelos ladrões. Alguns por certo dirão como isso pode ocorrer se quando vamos ao litoral no veraneio há um policiamento OSTENSIVO ou de quarteirão irrepreensível. Verdade sim. No verão o litoral é invadido não só pelo veranista como pelo policiamento. Terminado o veraneio o sujeito retorna à sua cidade e lá encontra sua casa arrombada.
Conclui o veranista que a Polícia Civil é a responsável por tudo isso. Conclusão totalmente equivocada. O policiamento OSTENSIVO flutua tal como o veranista e assim nos dez meses da baixa temporada ele também some do litoral ficando as casas de veraneio à inteira disposição dos bandidos e durante o veraneio a situação se inverte, ficando as residências dos veranistas em suas cidades de origem entregues aos ladrões pela ausência do policiamento.
Isto é um fato incontestável. Lamentável, mas é fato.
Parece que todos ignoram ou não querem ter conhecimento que essa polícia cuja destinação é pela Constituição Estadual o policiamento OSTESNIVO, mas coloca membros dos seus quadros no MP onde fazem de conta que são investigadores.
Há cerca de duas centenas deles no TJ/RS, isto eu ouvi, faz cerca de um ano, do Gilmar Mendes em entrevista na TV Senado. Estão no MP, TJ, TCE. Há ainda há um número expressivo que “trabalham” em hospitais, cuidam de hotéis de veraneio aqui no litoral. Outros cuidam de fazendas e olarias. Isto eles não podem negar, pois verdade incontestável.
Por tornar isso público assim com criticar a intromissão deles em atividades que são próprias da Polícia Civil faz, dois anos forçaram uma audiência com o Promotor em Osório a fim de fazer com que o editor do www.litoralmania.com.br me silenciasse. Antes remeteram ao jovem um ofício “convidando” o mesmo a comparecer ao quartel. Disse a ele que eles não podem, assim como o MP intimar ninguém, pois não são autoridades.
Neste Estado só quem tem prerrogativa de intimar são os Magistrados e os Delegados de Polícia. Não deu outra.
O editor não acabou “convidado” pelo MP a uma “audiência” no Foro de Osório. Tentaram, mas não levaram. Continuo lá dando pauladas em minha coluna e alguns deles, usando de pseudônimos e penso que a mando de seus superiores a me atacar com baixarias. Deles nada duvido, pois de lá saiu até munição para um homicídio no Governo passado.
* Jorge Loeffler é editor do www.praiadexangrila.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário