Bom Dia! Sexta, 14 outubro 2011

Esses Conselhos...
E querem fazer um Conselho de Comunicação!!

Ingenuamente, por um bom tempo, acreditei que seria uma boa a criação de um Conselho de Comunicação. Nos mesmos moldes dos conselhos de outras categorias - engenheiros, dentistas, enfermeiros, economistas, etc. Acreditava que ese tipo de entidade poderia dar um jeito nos picaretas que assolam o meio, que se passam, por exemplo, por jornalistas ou radialistas.
Nem pra isso serviria o Conselho de Comunicação, porque desde que terminaram com a exigência do diploma de jornalista a esculhambação é total. Radialista? Basta fazer um cursinho, de algumas horas, que o cara sai com a licença para deitar falação em rádio e TV.
Pra quê, então, serviria este Conselho?
Para infernizar a vida dos que dão emprego. Não é isso?
Iriam encher o mercado de regras - isso pode, isso não pode, isso não é moral, isso é ético. Por aí.
Pelo menos é o que imagino.
Dei uma olhada num projeto de lei do Conselho de Comunicação do Ceará.
Confira só esses tópicos - são 27:
VIII - monitorar, receber denúncias e encaminhar parecer aos órgãos competentes sobre abusos e violações de direitos humanos nos veículos de comunicação no estado do Ceará;
IX – fomentar a produção e difusão de conteúdos de iniciativa estadual, observadas as diversidades artísticas, culturais, regionais e sociais do Ceará;
X – aprovar parâmetros normativos que estipulem a melhor distribuição das verbas publicitárias do Estado com base em critérios que garantam a diversidade e pluralidade, não enfatizando apenas a audiência e evitando a concentração de mercado;
XI – fomentar, por todas as suas instâncias e meios, a democratização da comunicação e da informação, estimulando a comunicação comunitária como instrumento potencializador e diversificador da comunicação social no Estado.

-----
Entendo essa "democratização da comunicação".
Hahahahaha!!!!
-----
Se os defensores desse Conselho conferissem o que os já existentes fazem - ou deixam de fazer - pensariam melhor. Não são raros os casos de intervenção, por problemas na contabilidade. Não são raros, pelo contrário, a transformação dos conselhos em feudos - de pai para filho, por exemplo. Punições? Só quando o escândalo é grande, com repercussão na midia. Se não, só é punido o "peixe pequeno". Estrelas da categoria jamais são punidas.
-----
Não é por acaso que praticamente todos os Conselhos pagam propaganda nas rádios de Porto Alegre.
-----
Olha, o que eu recebo de reclamação desses Conselhos, todos os dias, não é mole. Aí fico imaginando as grandes rádios, que fazem jornalismo e, claro, os jornais. Deve ser um horror!!
-----
Gostaria de ver nos jornais uma ampla matéria, em capítulos, sobre esses Conselhos existentes.
Tudo - estrutura, arrecadação, investimentos, punições aos maus profissionais, etc.
-----
Sei não, mas começo a acreditar que morro e não vou ler absolutamente nada sobre os Conselhos/anuncantes.

Um comentário:

  1. Pedro Czarnina diz:
    Acho que a ARI poderia fazer este papel. tem história, pessoas... Falta dinâmica.

    ResponderExcluir