Vinhos e Afins - 21 setembro 2011

Neste sábado, a qualidade da safra

Especialistas de sete países integram o painel de comentaristas.
Evento reunirá 820 apreciadores e apresentará os vinhos representativos da Safra 2011

A 19ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2011 é neste sábado, em Bento Gonçalves.
Considerada a maior de todas as edições por reunir 820 apreciadores e avaliar 383 amostras de 72 vinícolas brasileiras, a Avaliação cumpre seu papel de promover o vinho brasileiro, apresentando a qualidade da safra, através da divulgação da relação dos 30% mais representativos e os 16 vinhos selecionados entre este seleto grupo. Comentaristas de sete países integram o painel de convidados.
A composição do painel de comentaristas é feita pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), promotora do evento, que convida especialistas do Brasil e do exterior para participar do evento. O 16º comentarista é sorteado entre o público participante. A degustação de cada amostra segue um padrão específico. Uma das 16 amostras é servida. Depois de degustada, cada participante dá sua nota e assinala seus comentários na ficha de degustação. Logo em seguida, é feito comentário do vinho por um dos 16 comentaristas, que apresenta os resultados de sua apreciação sobre o vinho. As observações quanto aos aspectos visual, olfativo e gustativo apresentadas pelo comentarista podem ser anotadas pelo público servindo como referência para futuras interpretações. Tal atitude permite a propagação do aprimoramento do gosto pelo vinho. Em seguida, passa-se para outra amostra repetindo-se o mesmo procedimento.
A degustação dos 16 vinhos selecionados é feita às cegas, seguindo normas internacionais. As amostras serão analisadas em seis categorias: Branco Fino Seco Não Aromático, Branco Fino Seco Aromático, Rosé Seco, Tinto Fino Seco, Tinto Fino Seco Jovem e Vinho Base para Espumante. Somente depois é que os promotores anunciam a relação dos 30% - 115 vinhos – e entre estes os 16 selecionados que foram degustados pelo grande público.
O evento acontece no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Na oportunidade, a ABE estará homenageando dois grandes colaboradores do setor com o Troféu Vitis nas categorias Amigo do Vinho Brasileiro e Enológico.

DEGUSTADORES COMENTARISTAS

1. Adão Villa verde – deputado Estadual e enófilo – Brasil
2. Bruno Agostini – Jornalista – Jornal O Globo - Brasil
3. Claudia Quini – Engenheira Agrônoma e enóloga – Argentina
4. Cristina Pandolfi – Enóloga – Argentina
5. Estela de Frutos – Enóloga – Uruguai
6. Irineu Guarnier – Jornalista do Grupo RBS – Brasil
7. Jean-Lucien Cabirol – Dr. Enologia – França
8. Jorge Ilha Guimarães – Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia – Brasil
9. Juliana Reis – Sommelier Senac/SP – Brasil
10. Lucindo Copat – Enólogo do Ano 2010 – Brasil
11. Luiz Henrique Rivoiro – Editor da Revista Playboy – Brasil
12. Patrícia Jota – Jornalista e Colunista de Vinhos – Brasil
13. Roberto Rabachino – Presidente da FISAR Internacional – Itália
14. Ronald Pieter de Groot – Jornalista – Holanda
15. Sergio Hormazabal – Enólogo – Vice-presidente da Associação de Enólogos do Chile
16. Sorteado

Foto de Gilmar Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário