Sexta Especial - 23 setembro 2011

 

Sentiram o motivo desta "Sexta Especial"?
Vou mais uma vez me sacrificar pela causa da Enologia. Irei tal um Bacus rumo a Bento Gonçalves!!
Sim, meus queridos leitores, estarei neste final de semana empenhado na programação da Avaliação Nacional de Vinhos. Uma árdua tarefa!! Horas e mais horas de degustações, almoços, jantares!!
-----
Ainda nesta sexta, quase final de semana, tenho que resolver uns probleminhas de manhã e depois encarar o "Brunch da Imprensa", referente às comemorações dos 25 anos da ESPM-Sul. É mole? Atendo a convocação de duas lindinhas, Ana Cássia Hennrich e Cátia Bandeira, que fazem a assessoria da Escola.
Antes de encarar a subida à Serra terei que repousar um pouco, porque estou numa idade quase avançada.
-----
Antes de tratar da estafante programação, conto o que é a Avaliação.
É a 19ª edição, sempre realizado em Bento Gonçalves.
Amanhã, no Pavilhão E do Parque de Eventos.
Vai reunir 820 apreciadores para avaliar 383 amostras de 72 vinícolas brasileiras. É avaliada a qualidade da safra, através da divulgação da relação dos 30% mais representativos e os 16 vinhos selecionados entre este seleto grupo. Comentaristas de sete países integram o painel de convidados.
A degustação de cada amostra segue um padrão específico. Uma das 16 amostras é servida. Depois de degustada, cada participante dá sua nota e assinala seus comentários na ficha de degustação. Logo em seguida, é feito comentário do vinho por um dos 16 comentaristas, que apresenta os resultados de sua apreciação sobre o vinho. As observações quanto aos aspectos visual, olfativo e gustativo apresentadas pelo comentarista podem ser anotadas pelo público servindo como referência para futuras interpretações. Tal atitude permite a propagação do aprimoramento do gosto pelo vinho. Em seguida, passa-se para outra amostra repetindo-se o procedimento.
A degustação dos 16 vinhos selecionados é feita às cegas, seguindo normas internacionais.
As amostras serão analisadas em seis categorias: Branco Fino Seco Não Aromático, Branco Fino Seco Aromático, Rosé Seco, Tinto Fino Seco, Tinto Fino Seco Jovem e Vinho Base para Espumante. Somente depois é que os promotores anunciam a relação dos 30% - 115 vinhos – e entre estes os 16 selecionados que foram degustados pelo grande público.
-----
Já imaginou a trabalheira?
E eu lá, passando tudo para vocês, pelo meu poderoso notebook.
-----
Agora, o périplo.
No início da noite fazemos o check-in no Farina Park Hotel e vamos celeres para um jantar no Di Paolo, com vinhos e espumantes Gran Legado. Dormir cedo para se preparar para a "gincana" do dia seguinte.
No sábado, ainda madrugada, às 8 horas, partimos para o Parque de Eventos.
E, acreditem, este sacrifício acontece até às 15 horas!! Voltamos para o Farina e às 18h30min seremos convocados para um happy-hour com a direção do empreendimento. Pouco depois retornamos a um paraíso, a Dal Pizzol Vinhos Finos, onde teremos um jantar com a diretoria da ABE.
Ufa!
Domingo mais light.
Check-out às 9h30min e não sei bem o que significa o que nos espera às 10 horas:
Passeio Ciclístico no Vale dos Vinhedos.
Já avisei a querida Lucimara Masiero, da Conceitocom, que a única bicicleta que me aventuro é a que tenho ao lado da minha mesa de trabalho - sempre paradinha, me esperando para uma volta.
Duas horas de Passeio!! Pensando bem, posso acompanhar o Passeio na Van, né Lucinara?
Almoçamos nos Vinhos Larentis, no próprio Vale dos Vinhedos. E ainda iremos fazer uma visita agradável a Dom Cândido Vinhos Finos.
Às 14 horas rumamos para Porto Alegre.
Esfalfados!!
-----
Portanto, ainda hoje, de repente, conto mais alguma novidade.
E no sábado, certamente, conto tudo sobre a Avaliação, aquele árduo e hercúleo trabalho.
-----
Cá entre nós: Não sei se na segunda terei forças para atualzação do previdi.com.br.
-----
URGENTE!!
Recebo da amiga médica Lais Legg, às 9h54min:
Acordo, nesta sexta-feira chuvosa, com a muvuca estabelecida em frente ao meu prédio (bombeiros, azuizinhos, BM). Há uma bomba dentro da nova lixeira da rua, bem na frente da praça (fundos do Palácio Piratini) onde mora o meu queridíssimo galo Jorge. Aliás, até ele silenciou.  Os bombeiros pediram que fechássemos todas as janelas e o trecho da rua está interditado. Estou isolada do mundo. Sinto-me dentro de um episódio daqueles “CSI”, uau!
-----
MEU Botafogo fez o serviço!! Rumo ao título do Campeonato!!

2 comentários:

  1. Ué,renegaste o cocolorado?

    ResponderExcluir
  2. Avaliação de vinhos não é para qualquer um. É para "bebum" com pedigree.

    ResponderExcluir