Sexta, 16 setembro 2011 - parte 2

JOÃO PAULO FONTOURA
APONTA CHUPADAS HISTÓRICAS

Até há pouco tempo, o primeiro rock gravado era "Rocket 88",  composição do pioneiro (até então) Ike Turner (aquele que criou a Tina, ensinou- lhe a cantar, fez sucesso mundial  entrou nas drogas pesadas, pegou cadeia, bateu na mulher e curtiu um ostracismo inglório. Morreu recentemente)  O Riff deste rock, que é lindissimo  (introdução)  foi copiado nota por nota  pelo Little Richard em "God Golly Miss goly".
O interessante é que, recentemente, apareceu nos Estados Unidos uma gravação de um blues, de 1929 (é vero!!!) cantado por Charley Patton, de nome " Going to move to Alabama" que contém todas as premissas de um VERDADEIRO rock .
Para quem curte é um achado , uma obra de arte. Curtam!!
https://www.youtube.com/watch?v=UuY6NROhCQw&feature=related
-----
O Grande J. Lennon era fenomenal como criador, cantor, lider dos Beatles, agitador cultural  e outras cositas mais,  mas, sempre tem um  MAS, também cometia crimes. O maior é a chupada que ele deu numa música Folk americana  da década de 30, de origem desconhecida, que os negros contavam à beira do Mississipi e que foi gravada por inúmeros cantores (Joan Baez , The Hollies , etc...).
Ele deve ter ouvido a versão do grupo inglês "the Hollies" e,  inconcientemente, baseou-se nela para criar sua "obra máxima", "the war is over".
Abaixo segue link do You Tube com a versão dos ingleses The Hollies. O titulo original é "Stewball". Se der uma zebra é só entrar no you tube, "The Hollies , Stewball" e  curtir. Duvido que não concordem que é um plágio descarado!!!
http://www.youtube.com/watch?v=pQcnwcsepu0
-----
Ainda sobre "chupadas" de músicas alheias:
Logo que saiu do grupo , o Beatle George Harrison (aquele que compôs a mais bela musica do grupo, "Something" - ao menos para mim) lançou um disco que virou um verdadeiro sucesso e no qual a música destaque era " My Sweet Lord" . Porém, logo logo, descobriu-se que era um plágio descarado de "He´s so fine" do grupo feminino americano "The Chiffons" .
Isso, pra mim,  que sou um apaixonado pelo e grupo e pelo George, não o desconstrói como o gênio eterno da música ma , que chupou,  chupou!!!
Ouçam a gravação original. A do George, todos conhecemos.
http://www.youtube.com/watch?v=cMrFht6ryTg&feature=related
-----
Aqui no Brasil também tivemos um enorme sucesso músical (gravado pelo Roberto Carlos ) e que é um "descarado" plágio.
O clássico "Negro Gato" , composto por Getúlio Cortez (que , à época da Jovem Guarda, cometeu inúmeras músicas belíssimas, a maioria gravadas pelo RC, como, por exemplo, entre outras "Ciúmes de Você" ) é um plágio da música americana - gravação original de Harry Georgeson - "Three cool cats" que fez muito sucesso nos Estados Unidos e foi regravada por vários cantores e grupos.
Abaixo temos o versão dos Beatles bem no início do grupo , ainda com o Peter Best na bateria , em 1962 . Confiram!!!
http://www.youtube.com/watch?v=zdeSp-FQV7A

Nenhum comentário:

Postar um comentário