Quarta, 24 de agosto de 2011 - parte 2

Getúlio Vargas, um "ditador populista".
Os militares adoravam a "intelligentsia" pós-64!!

Há 57 anos morreu o presidente Gegê e todo ano são as mesmas lembranças e comemorações.
Hoje, no programa Pampa Bom Dia Debates (Pampa AM), às 8 horas, comandado pelo Nilton Fernando, lembrei de alguns fatos interessantes.
Na pós-adolescência devorava mais livros do que o Bode Orelana, do Henfil. Li, por exemplo, muitos ensaios e teses sobre Getúlio. Invariavelmente tratavam ele como um ditador medíocre, sanguinário, um presidente populista - ah, populista era o must!! Todo esse material repetitivo saía da "academia", as universidades brasileiras e mesmo norte-americanas bancavam esses livros. Era uma nova "intelligentsia" que havia surgido no meio acadêmico, depois que os verdadeiros intelectuais tinham sido banidos do país, por força do poder militar pós-64.
Não conseguia engolir esse negócio de sanguinário e populista, principalmente porque haviam cidades, avenidas e ruas por todo o Brasil. Será que todos foram obrigados a colocar o nome do ex-"ditador"?
Fui procurar historiadores sérios e apenas li o que ele fez pelo Brasil. Conversei com pessoas mais velhas para saber opiniões. E mesmo os que nada tinham a ver com ele falavam das suas realizações.
O engraçado é que sempre que alguém contrariava os "novos intelectuais pós-64", apontando a legialação trabalhista como uma conquista dos brasileiros, por exemplo, eles diziam: "Mas essas leis trabalhistas foram copiadas do Mussolini!!".
E eu pensava: Tá, e daí?
O mais legal é que vale até hoje a CLT. Hahahaha!!!
-----
Vamos fazer mais um exercício.
Essa nova "intelligentsia" que surgiu, faceira, em pela ditadura militar, adorava taxar Getúlio de ditador populista, não? A quem servia todo esse "debate"?
Ora, bolas, se Getúlio foi um DITADOR, idolatrado pelo povo brasileiro, por que os militares não poderiam ser também ditadores? E por que esses novos ditadores nã poderiam ser também idolatrados pelos brasileiros?
Ou alguma dessas sumidades acha que o general Médici não foi um ditador popular, mesmo sanguinário?
-----
Não entendeu?
Desenho:
Esse intelectuais que surgiram na "academia" logo depois que a verdadeira intelligentsia foi assassinada ou banida do país foram muito úteis aos militares golpistas de 64.
Para esta corja, metida a séria, nada prestou no país. Nem Getúlio, nem JK, muito menos Jango ("foi um frouxo!").
Esta canalha que mamava nas tetas gordas das Universidades bancadas pelos governos militares prestou um inestimável serviço aos que mandaram e desmandaram em nosso país por 21 anos.
-----
Estou errado?
Sim? Escreva, o espaço está aberto!!



Um comentário:

  1. Getúlio Vargas simplesmente foi o político que criou o Brasil, uma nação com valores nacionais que valiam do Oiapoque ao Chuí. O fazendeiro de São Borja mudou radicalmente o país, modernizando nossa economia. Basta dizer que em apenas 26 anos, a partir de 1930, o Brasil se tornou industrial porque em 1956, pela primeira vez, a renda do setor industrial superou a renda do setor agrícola. O mesmo feito levou muito mais tempo em outros países. E mais a mais: se as Reformas de Base do governo João Goulart fossem implementadas na época hoje o Brasil estaria bem melhor, bem melhor mesmo (economica e socialmente)!

    Abraços, Hélio Ademar Schuch

    ResponderExcluir