Sexta, 29 de julho de 2011 - parte 5

Marko Petek e as orlas pelo mundo
Assunto orla, me sinto com autoridade para opinar. Fui remador durante muitos anos e frequentador assíduo da Ilha do Pavão (União) toda a minha vida. Não sei quantas centenas de horas já passei no Guaíba.
A triste realidade não é a poluição ou sujeira. A triste realidade é que o Guaíba é um rio (eu disse "rio"), lamacento. Ou seja, marrom ! Disto não há escapatória. Não há o que fazer.
A poluição no Guaíba se dissolve rapidamente. Ela só é séria na foz do Gravataí e na região do porto. Depois o rio é tão caudaloso que a poucos metros das margens ela já não existe. Mas ele continua sendo marrom.
Estou anexando algumas fotos rescentes de orlas. Aqui o lago Genebra é transparente. Mas isto é fácil de entender uma vez que o fundo do mesmo é de calcário. Ou seja, não há areia para ser revolvida.
Além disto ele desemboca em um rio (o Rone) que tem apenas uns 30 metros de largura. Já o Guaíba carrega toda a água da serra e aumenta a largura até a Lagoa dos Patos. Ou seja, é muito caudaloso e isto revolve constantemente o fundo.
Já quanto ao assunto Muro da Mauá. É muito feio. Horrível. Mas é como seguro. A gente tem e paga para não precisar usar. É melhor deixá-lo no lugar :)


Côte D'Azur

O fundo do Lago Genebra

Montreux - Suiça

Montreux - Suiça

Montreux - Suiça

Nice

Porto de Mônaco

Nenhum comentário:

Postar um comentário