Coluna do Marsiglia - 24 de junho

RENATO MARSIGLIA







PORTALUPPI NA BERLINDA
Todos sabem que Renato não era o treinador dos sonhos de Paulo Odone. Teve que engoli-lo após a campanha do Brasileirão passado. Renato cobra contratações porque sabe que com este grupo corre o risco de não conseguir sequer uma vaga na Libertadores de 2012, quanto mais ganhar o título. O pior, é que o vice-presidente Antonio Vicente Martins, no alto de sua nulidade futebolística já comprovada quando era o manda-chuva do futebol na época de José Alberto Guerreiro (meu Deus!), espinafra com o treinador. Na época foi o responsável pela vinda de Astrada, Paulo Nunes, Amato e outras contratações milionárias que quase quebraram o clube. Agora, quer se cacifar junto à torcida para as próximas eleições. Está dando um tiro no pé.

SANTOS É O TIME DO MOMENTO
Não precisava ser com tanto sofrimento. O Santos mandou no jogo, cansou de perder gols e deixou o torcedor com o coração na boca ao longo de toda a partida. Neymar fez gol, driblou, irritou os adversários, mas quem dá ritmo à equipe é Paulo Henrique Ganso. Pensa o jogo e está sempre com o raciocínio na frente dos demais. A bola ainda não chegou a seus pés e ele já sabe para onde encaminhar a jogada. Sempre de primeira, nada de firulas. Espero que a direção consiga manter seus principais jogadores na janela de transferência de agosto. Santos x Barcelona é para delírio de quem gosta de um futebol técnico e bem jogado.

RONALDINHO EM FIM DE CARREIRA
Faz tempo que Ronaldinho Gaúcho trocou o futebol pela balada. Mesmo assim, o Flamengo fechou contrato de R$ 1 milhão/mês por quatro anos. Contra o Botafogo, tirou a paciência até do Luxemburgo. Porque a da torcida já tinha esgotado faz tempo. Foi substituído por Negueba. Isso mesmo: Negueba. As noitadas e o futebol displicente levaram o torcedor a criar o "disque-dentuço" para dar um "para-quieto" no jogador. É disparado o maior mico da história do futebol brasileiro. E daí? O que interessa são as altíssimas comissões que sua contratação gerou.

JOGADOR AGORA É PIZZA
O Corinthians recebeu 7,5 milhões de euros referentes à venda de Dentinho para o Shakhtar Donetsk. Como virou moda, a menor parte cabe ao clube, pois o jogador já havia sido "fatiado" ao longo da carreira. Senão vejamos: o Grupo Sonda possui 22,5% dos direitos; o ex-empresário do jogador, Cláudio Guadagno (10%), o Banco BMG (15%) e um amigo do atacante, um tal de Talquinho (10%). Viram? Até amigo de jogador leva uma "beira" nestas negociatas. Depois não sabem por que estão quebrados. Não há dinheiro que chegue para tanto sanguessuga.

VERGONHA NACIONAL
O ritmo de trabalho na construção do Estádio Mané Garrincha (Brasília) é frenético. O orçamento final baterá na casa de R$ 1 bilhão. Enquanto isso, pelo menos três pessoas morrem a cada dia à espera de um leito na rede pública da Capital Federal. São dados oficiais. . Mais de mil mortes em um ano, devido à precariedade nos hospitais públicos. E o governo priorizando estádio de futebol numa cidade que não tem clube nas Séries A e B do Brasileirão. Isto é crime. Assassinato de inocentes para atender interesses escusos de uma gentalha para lá de conhecida.

VERGONHA INTERNACIONAL

Investigado por corrupção, o vice-presidente da FIFA e presidente da Concacaf, Jack Warner, renunciou a todos os cargos que possui no futebol internacional. Com isso, as investigações do Comitê de Ética ficam encerradas e a presunção de inocência mantida. A Fifa publicou nota em seu site agradecendo pela "contribuição ao futebol mundial e caribenho". Na realidade trata-se de um grande “acordo”. Ele sai milionário do futebol e as investigações não chegam aonde deveriam chegar: ao centro do poder em Zurique. E segue a roubalheira!

Um comentário:

  1. Muito bom mesmo, Prévidi.
    Excelente ideia reproduzir na tua coluna.
    É muito amplo o público que lê sobre futebol.
    Dez!
    Abraço.

    ResponderExcluir