Bom Dia! Quinta, 16 de junho de 2011

Estão dando porrada nos velhinhos!!

Fizeram o Estatuto do Velho, mas parece que não está adiantando.
Ontem foi o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra as Pessoas Idosas. E os dados que recebi são de arrepiar cabelos de careca.
Só uma coisinha: sabe quem é que bate nos velhinhos? Acreditem, os filhos!!
Esses canalhas que roubam a pensão dos velhinhos e os obrigam a fazer estes empréstimos com juros estratosféricos.
Por isso que quando escutava uma crítica a um velhinho que vivia nos bingos, gastando tudo e fazendo empréstimos, pensava:
- Isso é reclamação de filho, que queria a grana pra ele!!
-----
Recebo uma matéria da Paola Marcon, da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do RS.
Olha só:
Boa parte da violência cometida contra idosos no Rio Grande do Sul ocorre dentro de casa e tem como agressor, os filhos. É o que revelam os números divulgados ontem pelo Conselho Estadual do Idoso, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra as Pessoas Idosas. Conforme as estatísticas, 84% dos casos ocorrem em casa. Em 82% deles, a violência seria diária. Já em relação ao agressor, 58% das ocorrências apontam os filhos.
Os dados são referentes ao período de fevereiro até o final de abril. A maioria das vítimas, segundo os dados, é mulheres e aposentados. Negligência, violência psicológica e abuso financeiro são as violações mais comuns praticadas contra os idosos no Estado.
Para reverter esse quadro preocupante, o Conselho Estadual do Idoso defende a estruturação da Rede de Atenção, como alternativa para punir o agressor e o maltrato e proteger vítima, além de promover ações de prevenção à violência. O conselho ainda ressalta a necessidade de capacitação das pessoas que trabalham na área.
Conforme o conselho, instituições públicas e privadas estão adotando ações de atenção ao idoso, porém, a Rede de Atenção só será viabilizada com a realização de ações integradas e complementares.
Em 2010, o governo federal criou o Disque Direitos Humanos, no Departamento de Ouvidoria Nacional vinculada à Secretaria de Direitos Humanos. As denúncias recebidas referente ao Estado são encaminhadas para o Conselho Estadual do Idoso para o conhecimento e possível acompanhamento dos casos.

Confira os dados sobre a violência contra idosos

A vítima
84% das ocorrências são cometidas em casa
82% têm frequência diária
23% das violações são do tipo negligência, 9%, abuso financeiro e 8%, violência psicológica
50% têm 85 anos ou mais
64% são aposentadas
27% são casadas e 23%, viúvas
64% são de cor branca
68% são do sexo feminino
27% são analfabetas

O agressor
58% dos agressores são filhos (as)
14% são desempregados, 12%, cuidadores do idoso e 11%, são aposentados
27% são casados e 19%, solteiros
47% são de cor branca

Nenhum comentário:

Postar um comentário